sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Coloração de rotina e Coloração especial


Para estudo ao microscópio de luz, na espessura em que são feitos os cortes (3-5µm), a maioria dos tecidos é incolor. A coloração é uma etapa importante para o estudo de células e tecidos, pois permite a visualização e identificação mais precisa das diferentes estruturas.
Existe uma grande variedade de corantes, muitos deles sendo utilizados em combinação.

Na rotina de um laboratório de histologia, a coloração de hematoxilina-eosina (HE) é amplamente utilizada (Coloração de rotina). A hematoxilina cora o núcleo das células e regiões do citoplasma que sejam ricas em retículo endoplasmático rugoso em uma tonalidade azul-arroxeada. A eosina cora outras regiões citoplasmáticas, além de vários componentes extracelulares, em tonalidade vermelho-rosada.

Em se tratando de colorações especiais, os métodos histoquímicos ocupam posição relevante.
O termo histoquímico é usado para indicar método que identifica e localiza substâncias em células e matriz extracelular. A coloração histoquímica permite demonstrar e identificar uma variedade de diferentes substâncias.


Corte de fígado. Coloração de rotina. A hematoxilina (corante básico) cora núcleos (estruturas ácidas - setas) em azul-arroxeado. A eosina (corante ácido) cora o citoplasma (estrutura básica), e outras áreas, em vermelho-rosado. Observa-se, ainda, ramo da veia porta (asterisco preto), ducto biliar (asterisco verde) e capilares sinusóides (cabeça de seta). Coloração: Hematoxilina e Eosina (HE). Barra = 40µm.




Corte de fígado. Coloração especial - histoquímica. Glicogênio intracelular, corado em tons vermelho/róseo, na forma de grânulos mais ou menos grosseiros (setas). A hematoxilina cora núcleos em azul-arroxeado. Observa-se, ainda, veia centro-lobular (asterisco preto) e capilares sinusóides (cabeça de seta). Coloração: PAS (Ácido periódico de Schiff); Contra-coloração: Hematoxilina. Barra = 40µm.



Tecido adiposo unilocular. Coloração especial - histoquímica. Grandes gotas lipídicas coradas em negro (asteriscos). Coloração: Tetróxido de Ósmio. Barra = 40µm.