sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Especializações da superfície livre das células epiteliais

Corte de intestino delgado (jejuno-íleo). Borda estriada: Na superfície apical das células, voltada para a cavidade do órgão, observa-se um tipo de espacialização de membrana, denominada de borda em escova ou borda estriada (setas) na microscopia de luz, na microscopia eletrônica essa mesma estrutura recebe a denominação de microvilosidade, e tem como característica ser imóvel e aumentar área de absorção. Coloração: Hematoxilina e Eosina (HE). Barra = 40µm.


Corte de epidídimo. Estereocílios: Revestindo o ducto, células epiteliais com especializações de membrana plasmática denominadas de estereocíclios (setas). Eles são imóveis, aumentam a área de absorção e mantém o espermatozóide na luz central do ducto. Coloração: Tricrômico de Gomori. Barra = 40µm.



Corte de traqueia. Cílios: Observa-se uma modificação da membrana plasmática das células denominados cílios (seta). Os cílios são móveis, possuem movimento unidirecional e auxiliam no transporte de partículas. Coloração: Hematoxilina e Eosina (HE). Barra = 40µm.



Corte de testículo. Flagelos: Esta imagem mostra espermatozóides, que apresentam modificações na membrana denominadas de flagelos (setas). Estes são móveis e auxiliam na locomoção desse gameta. Coloração: Tricrômico de Gomori. Barra = 40µm.