sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Organelas citoplasmáticas

Corte de fígado - Mitocôndrias
Corte de fígado. Mitocôndrias (setas): grânulos pequenos corados em negro (aspecto de areia fina) dispersos no citoplasma (corado pela eosina) dos hepatócitos. Por causa da pequena dimensão, não é possível identificar perfeitamente a estrutura; são identificadas pela coloração negra. As mitocôndrias são organelas diferenciadas, encontradas nas células dos eucariontes, auxiliando no processo de produção de energia. Coloração: Polak / Contra-coloração: Eosina. Barra = 40µm.



Corte de epidídimo - Complexo de Golgi
Corte de epidídimo. Complexo de Golgi: Corados em negro, na região apical das células epididimárias aparentando em conjunto a um colar em torno do lume. Por causa da pequena dimensão, não é possível identificar perfeitamente a estrutura; são identificados pela coloração negra (setas). Coloração: Aoyama e Verde Luz. Barra = 40µm.



Corte de gânglio nervoso espinhal - Retículo Endoplasmático Rugoso (ou Granular)
Corte de gânglio nervoso espinhal. Retículo Endoplasmático Rugoso (ou Granular): granulações observadas no citoplasma de neurônios ganglionares (setas). Coloração: Tricrômico de Gomori. Barra = 40µm.